top of page

Sou professor. E agora?

  • Foto do escritor: Revista Só Letrando
    Revista Só Letrando
  • 17 de dez. de 2022
  • 3 min de leitura

Por Elisangela Lima


Olá, caro(a) colega!


Hoje, vamos bater um papo sobre metodologia do ensino de Língua Portuguesa. Direciono essa conversa mais especificamente aos colegas recém-formados. Como em qualquer profissão, migrar da teoria para a prática, sair do mundo acadêmico e “colocar a mão na massa” é algo assustador, objeto de noites de insônia e de muita angústia. Mas, calma! Na grande maioria das vezes, nossa mente aflita nos aprisiona e nos engana sob o único objetivo de nos desencorajar. Então, pense, mas de forma produtiva. Prepare-se, mas não somente mentalmente.


O primeiro passo para essa jornada é obter informações sobre o público que terá a dádiva de presenciar esse momento tão marcante da sua vida. Momento para o qual destinou investimento e tempo. Se chegou até aqui é porque seu perfil foi considerado adequado para encarar esse desafio. Voltando à preparação, busque todas as informações possíveis sobre o ambiente que lecionará. Número de estudantes, histórico dos alunos, comunidade na qual está inserida a escola e todas as informações que conseguir adquirir a respeito do perfil etnográfico. Um documento basilar que também poderá te ajudar é o PPP (Projeto Político-Pedagógico) da instituição onde atuará, pois nele obterá um direcionamento sobre a forma de atuação, valores e princípios da escola.


Feita essa tarefa de investigação, estude tudo que acessou e comece a desenvolver o seu Plano de Aula. É, colega, todas aquelas aulas de Metodologia, Didática e Estágio da faculdade não foram em vão! Cumprir essa etapa, acredite, fará se sentir mais preparado e seguro, ou pelo menos te permitirá algumas horas de sono mais tranquilas. O Plano de Aula deve contemplar toda a estrutura da aula que conduzirá. O exercício de “colocar no papel” o que pretende fazer, como irá fazer, os objetivos que pretende alcançar e as avaliações que aplicará lhe permitirá um sentimento de maior empoderamento sobre a profissão que escolheu. Para essa etapa é indispensável também consultar os seus arquivos e se utilizar das orientações constantes nos documentos oficiais, como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que, certamente, também explorou bastante nas atividades acadêmicas. Por meio deles poderá obter as habilidades e os objetos de conhecimento que deverá desenvolver em suas aulas.


Lembre-se de sempre se perguntar qual será o significado do objeto de conhecimento que trabalhará com os alunos. O aprendizado deve fazer sentido e permear o contexto em que o estudante está inserido. Nesse caminho, é relevante diversificar as práticas e os gêneros textuais de forma a proporcionar um processo de aprendizagem mais rico e significativo.


Para facilitar a sua preparação, inseri abaixo uma “check list” em função do que conversamos:

  • Obter dados sobre a escola

  • Coletar informações sobre os alunos

  • Consultar documentos oficiais (como a BNCC)

  • Montar um plano de aula (objeto de conhecimento, habilidade, metodologia, forma de avaliação e bibliografia)


Preciso ser sincera e dizer que mesmo cumprindo esses passos, considerando a diversidade inerente ao perfil do ser humano e à disparidade dos contextos sociais, momentos imprevisíveis são parte da rotina escolar. Porém, será através das “surpresas”, das situações inesperadas e conflitantes que ganhará mais segurança, mais maturidade profissional e muito provavelmente se lembrará com orgulho de quando tudo começou. Além disso, não se surpreenda em perceber, no decorrer da sua trajetória profissional, que alguns medos não sumirão, que o frio na barriga continuará te acompanhando e, por isso, é preciso sempre se atualizar e manter um estado de preparação constante.


E mais fundamental que tudo isso: se motive e se encoraje, lembrando-se sempre do papel grandioso que escolheu, da contribuição valiosa que fará para sociedade ao promover conhecimento e desenvolvimento de cidadãos, que futuramente também passarão por essa aflição típica de início de carreira.


 
 
 

Comentários


Post: Blog2 Post

©2020 por Só-Letrando. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page