top of page

Saber escrever e falar bem ainda é um diferencial no mercado de trabalho?

  • Foto do escritor: Revista Só Letrando
    Revista Só Letrando
  • 15 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Por Elisangela Lima


Acredito que seja essencial — quando falamos dos desafios para se conseguir o tal sucesso profissional — saber se expressar com clareza e eficácia. É mais do que um diferencial. É uma necessidade. 


No entanto, não é uma tarefa fácil. Nosso histórico educacional, nossas experiências e relações são fatores construtores da nossa estrutura linguística. Cabe a cada um buscar formas de desenvolvimento convergentes com seus objetivos profissionais e pessoais.


Recentemente, ouvi de uma amiga: “tenho uma colega de trabalho que é excelente tecnicamente, mas escreve e fala muito mal, com vários erros de português.” Vamos refletir: Será que esta pessoa tem consciência dos erros que comete? Será que essa condição atrapalha na evolução de sua carreira?


Apesar de parecer um tema banalizado, muito explorado por diversos especialistas, não podemos ignorar que inúmeros profissionais ainda enfrentam grandes dificuldades em desenvolver simples tarefas comunicativas para expressar suas ideias. Alguns possuem mais habilidade nesse campo, outros menos, mas certamente, inclusive você, já teve dúvidas na hora de redigir um simples e-mail, por exemplo. 


Contudo, existem também aqueles que, por falta de conhecimento, simplesmente escrevem ou falam como sabem, sem saber que estão errando. Pode confessar (mentalmente rs), você, em alguma ocasião, já se retorceu ouvindo um colega falar algo como: “O cliente pediu para mim fazer o relatório!”. Para alguns, pode parecer uma falha gramatical básica. Outras pessoas nem terão a compreensão de que existe um erro na frase. Não é uma crítica, mas um ponto de observação e atenção. 


Os erros de português, ou seja, as expressões que não carregam regras da norma padrão da Língua Portuguesa, ocorrem por falta de conhecimento. A complexidade do idioma português, aliada à estrutura educacional, influencia diretamente adultos que cometem erros de escrita e fala e, por consequência, podem sofrer impactos significativos em sua carreira profissional.


Segundo uma pesquisa realizada pela Catho, em 2021, os erros de português em um currículo são fatais e excluem candidatos, sendo um critério tão exigido pelos recrutadores quanto a própria experiência profissional. Embora a importância de habilidades técnicas e experiência específica para determinadas funções seja inegável, a capacidade de se comunicar efetivamente é considerada um atributo valioso. Uma boa comunicação escrita e oral demonstra profissionalismo e competência.


Dominar a arte da comunicação é essencial não apenas para impressionar os empregadores, mas também para garantir o sucesso em diversas situações profissionais (e pessoais também). Escrever e falar bem facilita a transmissão de ideias, a colaboração e a interação nas relações pessoais. 


O objetivo desse texto não está envolto no contexto do certo ou errado e não se estende ao mundo das variações linguísticas. Apenas gostaria de voltar uma reflexão à importância de saber se comunicar.


Não se trata apenas de usar palavras difíceis ou frases elaboradas, mas sim transmitir suas ideias de forma clara, coerente e adequada ao receptor e ao tipo de mensagem que deseja passar. Afinal, a comunicação efetiva não se resume ao que é dito, mas sim ao que é compreendido.

 
 
 

Comentários


Post: Blog2 Post

©2020 por Só-Letrando. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page