Quem é o monstro? Uma Resenha Sobre O Filme “Kaibutsu”.
- Revista Só Letrando

- 14 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Por Lívia Hina Komagome
Vencedor do Queer Palm e do Prêmio de Roteiro no Festival de Cannes de 2023, “Kaibutsu” (ou “Monster”, como é popularmente conhecido) tem chamado a atenção do público pelo seu roteiro sensível e devastador.
De início, Kore-eda faz com que o telespectador encontre culpados, ou melhor, o “monstro”, e desvende um complexo quebra-cabeça em tempo real, porém, ao decorrer do filme, percebemos que o “monstro” a quem o diretor se refere é a sociedade como um todo. Através de diferentes pontos de vista, o longa apresenta-nos de forma constante um novo sentido a certos acontecimentos, além de responder às dúvidas deixadas em cenas anteriores.
Durante duas horas de filme, Kaibutsu nos faz entender a importância de compreender e aceitar as diferentes perspectivas em meio as crenças enraizadas, além de mostrar ao espectador que as mentiras, os rumores e as falsas acusações podem afetar a vida das pessoas de uma maneira bem profunda. Ademais, as personagens ao decorrer da obra, agem contra o seu bem-estar e o das pessoas ao seu redor com o intuito de buscarem pela aceitação social.
Por fim, o longa-metragem trata de temas como a dificuldade de expressar os sentimentos e a relação entre as pessoas desde a infância. Através de uma narrativa que mistura suspense e drama, o filme nos faz refletir acerca das minúcias da verdade, além de entender a delicadeza das relações sociais.
REFERÊNCIAS




Comentários