top of page

Leitura em Voz Alta: Um treino para o cérebro das crianças e adolescentes

  • Foto do escritor: Revista Só Letrando
    Revista Só Letrando
  • 15 de ago. de 2024
  • 3 min de leitura

Por Ana Paula Botto Nitrini Batista


Observamos com crescente preocupação que a capacidade de atenção de muitas crianças e adolescentes está sendo comprometida. A rápida sucessão de vídeos curtos em seus celulares, a saturação de cores e luzes estridentes em desenhos e filmes, além de músicas caóticas, contribuem para a desatenção e desinteresse por atividades consideradas importantes.


Como mãe, vivenciei os crescentes desafios relacionados à atenção dos meus filhos. Na busca por soluções, a pandemia me guiou para o universo da Leitura em Voz Alta, através de um curso da Marcela Santi Martin e de livros informativos como Leitura em Voz Alta, de Tim Trelease. Descobri, assim, os incríveis benefícios dessa prática para o desenvolvimento cognitivo infantil, que se tornaram ferramentas valiosas em nossa jornada.


A Leitura em Voz Alta se tornou mágica! A cada história lida, um novo mundo se abria diante de nós, fortalecendo nossos laços e criando memórias inesquecíveis. Foi se  tornando um hábito essencial em nosso lar, um presente que nos transforma e nos une a cada dia.


Segundo o estudo Becoming a Nation of Readers: The Report of the Commission on Reading, os livros que os professores leem em voz alta promovem uma compreensão e uma interpretação mais profundas da história, permitindo às crianças assumirem um papel ativo na compreensão do texto, além de prepará-las para começar a usar faculdades mentais que se tornarão automáticas quando elas começarem a ler por conta própria.


Essa mesma pesquisa também mostra que quando as crianças chegam às séries iniciais, as leituras repetidas do mesmo livro ilustrado (pelo menos três leituras) aumentam a aquisição de vocabulário, entre 15 e 40%, e o aprendizado é relativamente permanente.


A leitura do livro de Tim Tealease me proporcionou insights valiosos, que realmente melhoraram o desempenho escolar e cognitivo dos meus filhos, tais como: a leitura em voz alta proporciona um aumento de vocabulário e apresenta à criança livros além do seu nível de compreensão auditiva e acima do seu nível de leitura, fomentando o prazer da leitura.


Um exemplo que Tim explica em seu livro é o de que “Os livros infantis, mesmo os ilustrados, são bem mais ricos que a conversa normal em casa ou na sala de aula. Um estudo mostrou que, embora os pais possam construir o vocabulário dos filhos falando com eles, ler é mais eficiente. Ler em voz alta ajuda a desenvolver o domínio das palavras e a compreensão gramatical, que é a base do aprendizado da leitura. Esse mostrou que livros ilustrados têm duas a três vezes mais chances de incluir uma palavra que não está entre as cinco mil palavras mais usadas no idioma inglês do que a conversa entre pai e filho.”


Ao incentivar a leitura em voz alta, ajudamos nossos filhos e estudantes a se interessarem mais pela leitura e a aprimorarem suas habilidades cognitivas e intelectuais. Esse método de aprendizado atua como um catalisador, motivando as crianças e os estudantes a lerem de forma independente, o que potencializa a compreensão da leitura e melhora seu desempenho acadêmico.


Referências: 


Holly B. Lane, Tyran L. Wright, Maximizing the Effectiveness of Reading Aloud. International Literacy Association, 09 de novembro, 2011, disponível em: https://ila.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1598/RT.60.7.7


Massaro W. D, Reading Aloud to Children: Benefits and Implications for Acquiring Literacy Before Schooling Begins, EUA, 4 de agosto de 2015, PMID: 29508957, disponível em:  https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29508957/


Richard C. Anderson, Elfrieda H. Hiebert, Judith A. Scott e Itan A. G. Wilkinson , Becoming a Nation od Readers: The Report of the Comissiono n Reading, US Departament os Education. Champaing Urbana, 11: Center for the study od Reading, 1985, p.23


Trealease, Jim. A Leitura em Voz Alta: Como Tornar as Crianças Amantes dos Livros. Tradução de Luciana Facchini. São Paulo: Ática, 2011. 256 p. ISBN: 978-85-03-01386-


 
 
 

Comentários


Post: Blog2 Post

©2020 por Só-Letrando. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page