K-Dramas
- Revista Só Letrando

- 17 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Por Ana Flávia Pontes
Já escolheu a sua série coreana favorita?
Para algumas pessoas que não acompanham as séries do país, essa pergunta pode não fazer muito sentido. Já para os fãs do gênero, pode trazer uma certa dificuldade. Afinal, como escolher, dentre tantos temas e valores humanos que são apresentados nessas produções, qual o seu preferido?
Os K-Dramas, como são conhecidas as produções da Coréia do Sul, são viciantes e têm conquistado fãs ao redor do mundo, que compartilham o prazer de conhecer esse universo tão rico da cultura oriental.
No Brasil, isso não é diferente. De acordo com o jornal O Globo, o país ocupou em 2020 o 3º lugar na lista de países que mais consumiram as produções, perdendo somente para a Malásia e a Tailândia.
A terminologia Dorama é utilizada para designar as séries asiáticas de maneira geral, mas ainda existem outros termos, compostos pela inicial do país nativo e seguidos pela palavra “Drama”. Assim, K-Drama é a série realizada na Coreia do Sul e C-Drama produzida na China.
Afinal, o que há de tão instigante no K-Drama?
Normalmente, as tramas são bastante sutis e inocentes, com personagens doces e gentis, quase um resgate de comportamentos por vezes esquecidos, como o cavalheirismo, a honra e o recato.
Muitas delas, além disso, tratam de superações, recomeços e de encontrar beleza na perenidade da vida, o que as torna aparentemente mais profundas do que pareceriam à primeira vista.
A série “Navillera” retrata a realização de um sonho na idade madura, a despeito dos obstáculos presentes nas críticas e no avanço de uma doença grave. Em “Amor, divórcio, casamento” a temática gira em torno das reviravoltas nos relacionamentos familiares, com sua problemática em virtude da rotina. “Something in the rain” discute o relacionamento entre uma mulher mais velha e um homem mais jovem e o preconceito que o casal enfrenta. “Twenty again” trata da retomada da vida de uma mulher que enfrenta frequentes embates com a família e decide, aos 38 anos de idade e após um divórcio, resgatar o sonho que tinha aos 19 anos e ingressar em uma faculdade.
Temáticas como a busca pelo amor, tão apreciada nas comédias românticas, também são exploradas nessas histórias, como por exemplo nas séries: “Pousando no amor”, “Well intended love”, “My secret romance”, “Romance is a bonus book” e “Tomorrow with you”.
O aumento da divulgação dessas produções televisivas asiáticas proporciona ao público um aprofundamento em culturas antes pouco conhecidas pelo ocidente, já que por meio das séries é possível entender melhor sobre a história, a geografia e os costumes deles, além de desmistificar estereótipos que o público ocidental tende a aprender e acreditar ao longo da vida.
Ficou curioso? Então seguem algumas sugestões, todas disponíveis na plataforma de streaming Netflix:
Pousando no amor
Well intended love
Something in the rain
My secret romance
Romance is a bonus book
Tomorrow with you
Amor, divórcio, casamento
Mr. Sunshine
Chicago Typewriter
Twenty again
Live up your name
Louvor a morte
Navillera
Uma advogada extraordinária
Referências:
O povo. Dorama: confira os 10 dramas coreanos mais famosos do mundo, Mar. 15, 2022. Disponível em: https://www.opovo.com.br/vidaearte/2022/03/15/dorama-confira-os-10-dramas-coreanos-mais-famosos-do-mundo.html. Visualizado em 30 de outubro de 2022.
Minha série. Silva, Matheus Rocha da. K-drama, C-drama, TW-drama e doramas: qual é a diferença? 16/04/2022. Disponível em https://www.tecmundo.com.br/minha-serie/237049-k-drama-c-drama-tw-drama-doramas-diferenca.htm. Visualizado em 30 de outubro de 2022




Comentários