C. S. Lewis e Tolkien, os magos da fantasia moderna
- Revista Só Letrando

- 1 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Por Aline Fonseca
Um gênero literário que move jovens e adultos há décadas é a fantasia. Os detalhes, a estilística do texto, a imersão e o deslumbramento provocados alcançam os corações dos leitores ao redor do mundo. Quando se fala de literatura fantástica, logo surgem duas grandes referências que revolucionaram a fantasia moderna.: C.S. Lewis e Tolkien. Os pais da fantasia moderna moldaram o gênero com suas descrições minuciosas, referências profundas a mitos e a contos épicos e influências filosóficas.
Em As Crônicas de Nárnia, Lewis junta elementos autobiográficos, como a morte de sua mãe e sua solitária fuga da realidade, com aspectos relacionados a sua fé cristã. Sua escrita detalhista, emocionante e imersiva faz o leitor visitar o mundo de Nárnia, tão comentado no meio geek até hoje. Essa obra-prima já faz parte do imaginário popular e marcou a adolescência de muita gente, ganhando até adaptações cinematográficas de alguns livros da coletânea.
Por sua vez, Tolkien criou um universo esplêndido e realístico, com direito a línguas de sua própria autoria. Ele era um grande filólogo e fez um trabalho que até hoje choca e inspira diversos autores. Sua obra, que começou de forma singela, sendo apenas uma simples história fantástica para contar aos seus filhos, acabou tomando proporções imensuráveis. A complexidade, as reflexões filosóficas e morais e o maniqueísmo são características especiais da escrita do autor, que continuam cativando pessoas ao redor do mundo. As adaptações cinematográficas fizeram tanto sucesso que apenas a trilogia de Senhor dos Anéis rendeu três bilhões de dólares e elas continuam, já que no dia 2 de setembro de 2022 a Amazon Prime irá lançar uma série inspirada no universo Tolkien.
É claro que tanta inspiração não caiu do céu. Lewis e Tolkien, que eram grandes amigos e se auxiliavam na criação literária, também tinham suas referências. Eles cultivavam grande apreço pelos textos épicos de Homero, pela mitologia nórdica e pelos escritos de G. K. Chesterton e George MacDonald, dois grandes escritores e cristãos. Além disso, não podemos negar o fato de que os pais da fantasia moderna escreveram cada linha de suas grandes obras a partir de uma cosmovisão cristã.
Os impactos dos escritos de Lewis e de Tolkien permeiam até hoje o mundo da literatura. Grandes autores têm os dois como referência, tais como Stephen King, autor de It: A Coisa, muito reconhecido no universo do terror; J. K. Rowling, autora da saga Harry Potter; Neil Gaiman, conhecido por Deuses Americanos; e, principalmente, George R. R. Martin, autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, que pegou emprestado até mesmo a estética do nome de J. R. R. Tolkien. Podemos dizer, sem medo, que a literatura de forma geral foi influenciada por esses dois grandes nomes que ainda hoje são venerados por diversos escritores.




Comentários