top of page

As pessoas escondidas

  • Foto do escritor: Revista Só Letrando
    Revista Só Letrando
  • 19 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

Por Ana Flávia Richard Pontes


Sabe aquele dia em que se perde uma coisa e ela nunca aparece? Ou aquela pessoa que nunca sabe onde deixou as suas coisas? O que no ocidente chamamos de falta de atenção, na Islândia, muitas vezes, tem outra explicação: as pessoas escondidas.


De acordo com a cultura local, esses povos ocultos podem ajudar ou atrapalhar muito a vida das pessoas, acreditem elas ou não. Grande parte da população acredita mesmo que eles existam, e os que não acreditam, não negam a sua existência. Por isso, pensar em trolls e em elfos não é uma crença boba por ali.


E como criticar quem acredita na existência das pessoas ocultas quando em sua própria família de forma ancestral o avô ou avó afirmam que eles participaram de suas vidas? Em muitos casos, histórias de participação dos elfos e trolls justificam a boa ou má sorte e, até mesmo, a geografia do local.


Na terra do fogo e do gelo, um pouco escondida do restante do mundo, a geografia e a beleza única ajudam essa crença a se perpetuar. 


Os trolls, por exemplo, escondem-se em cavernas e quando expostos à luz se transformam em pedras. Há inúmeras lendas de maldades que os trolls praticam. Uma delas relata que, um dia saindo de sua caverna para se alimentarem de pessoas que estavam em um navio à noite, os trolls foram surpreendidos por ondas fortes, as quais os impediam de alcançar a embarcação. Quando o sol nasceu, transformaram-se em lindas pedras que podem ser vistas na região de Reynisfjara. 


Já os elfos são seres lindos e imortais, cujo espírito sobrevive até mesmo à morte do corpo e retorna quando recuperado. Esses seres que parecem humanos são mais perfeitos e possuem poderes mágicos, sendo invisíveis, a menos que queiram ser vistos, como por exemplo quando querem testar a moralidade das pessoas pedindo a sua ajuda. E, a depender da resposta humana a esse pedido, haverá tesouro ou punição. 


É interessante lembrar que existe uma correlação da mitologia nórdica com a religião. Segundo ela, quando Deus visitou Adão e Eva, ela teria negado a existência de outros filhos, motivada pela vergonha de ainda não os ter banhado. Em razão disso, Deus tornou essas crianças invisíveis para a humanidade e elas viveriam nas montanhas, nos vales e nas pedras, sendo os elfos seus descendentes.

 
 
 

Comentários


Post: Blog2 Post

©2020 por Só-Letrando. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page